quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Como fazer retargeting no e-commerce


Retargeting (ou redirecionamento) é uma forma de publicidade para comerciantes online. Sua particularidade é se dirigir a usuários que já visitaram a sua loja virtual, sem ter comprado nada e incentivá-los a voltar, através de publicidades direcionadas para as páginas dos produtos visitados. 



Esta é uma forma de publicidade eficaz já que 97% dos usuários deixam a página de uma loja virtual sem comprar nada e que os internautas visitam, em média, 5 vezes a mesma e-loja, antes de comprar algum produto. 

Amazon, Ticketmaster, Cdiscount, etc. Estas plataformas usam o Retargeting, mas este tipo de e-publicidade também é adequado para as PME, já que o orçamento da campanha deve ser definido pelo cliente. 

Como funciona

Estes banners só podem ser vistos pelos usuários que já visitaram o seu site. Eles são mais ou menos personalizados. Os mais personalizados mostram os últimos produtos vistos pelo cliente em sua loja virtual. 

Veja as etapas do processo de retargeting ou redirecionamento de publicidade: os internautas são identificados em sua e-shop e seguidos graças a um cookie anônimo, único. Eles deixam o seu site e navegam em outros sites. Em sites associados, os usuários são reconhecidos graças ao cookie > o banner visado aparece > os usuários clicam no seu banner, o que os direciona para a página do produto de sua loja virtual. 

Vantagens

O Retargeting tem mais impacto do que uma campanha publicitária online tradicional porque a mensagem, altamente direcionada, só é destinada para pessoas que já visitaram o seu site e, consequentemente, mais susceptíveis de se tornarem clientes, além de interpelar seus internautas sobre produtos que eles já conhecem. 

taxa de cliques, de cerca de 5%, é muito importante, já que uma campanha publicitária online tradicional fica na ordem de 0,5 a 2,5%. E, mesmo se o usuário não clicar no seu banner, ele lembrará dele e daquilo que gostou! 
taxa de conversão (o número de visitantes que se transformam em compradores) também é muito importante, graças à personalização do banner que será exibido com os produtos de interesse do usuário. 

Desvantagens

A reciclagem publicitária não lhe traz novos clientes, já que ela se destina apenas aos usuários que já conhecem sua loja. Uma vez que o produto foi comprado pelo usuário, a campanha continua a ser visível nos banners. Assim, este probleminha reduz o número de cliques. 

Os internautas podem recusar esta reciclagem publicitária, de acordo com a Convenção de respeito à privacidade. Desta foram, eles serão eventuais clientes “a menos” para a sua campanha. Mas isto não mudará nada quanto ao custo da campanha, ou seja, o custo por clique. 

Como fazer o Retargeting

Como cadastrar uma campanha de reciclagem publicitária

Para começar, escolha um provedor. O cadastro e a instalação são muito simples. Selecione o tipo de banner: 
Banners Corporativos: exibem apenas o slogan e o nome da sua empresa. 
Banners de segmentos de visitantes: mostra um cupom apenas para os usuários que encheram e abandonaram o seu carrinho de compras, e não, para os visitantes que não colocaram nada no carrinho. 
Banner personalizado: mostra os últimos produtos visitados pelo usuário em seu site. Esta é a solução mais eficaz e mais utilizada. 

Determine o orçamento inicial (o que corresponde a implementação do pacote, tipo criação de banners, etc.), a duração e o valor da campanha. Depois disso, você só pagará o custo por clique, ou seja, quando o internauta clicar em seu banner. Como nas campanhas do Adwords, você pode modificar o orçamento que atribuiu a sua campanha de retargeting de acordo com os resultados das primeiras semanas. O provedor é responsável pela produção dos banners publicitários. 

Ao inserir um pequeno rastreador (tracker) nas páginas da sua e-loja, você poderá detectar as páginas visitadas pelos usuários. A maioria dos provedores oferecem assistência para este tipo de operação, que leva cerca de 2 horas. Preveja um feed de informações do seu catálogo para o provedor, para que ele possa publicar a imagem de seus últimos produtos e as novas promoções em seus banners. 

Redirecionando e-mails

Ele define uma tecnologia para redirecionar internautas por e-mail depois de navegarem em uma página web, com base nos critérios definidos pelo anunciante.

Como fazer retargeting no Facebook

O Facebook se propõe a segmentar as campanhas publicitárias em função das visitas do seu website. Se um usuário visitou um site de e-commerce e tem uma conta no Facebook, este tipo de campanha proporá anúncios adaptados com base no seu histórico de navegação. No caso da rede social, uma campanha de redirecionamento pode ser planejada de diversas maneiras, a partir da interface de gerenciamento de campanhas de publicidade do Facebook. O banco de dados da empresa cruza com o da rede social, para oferecer banners de publicidade aos clientes, atuais e potenciais. Os anúncios propostos na rede social são transmitidos em função da passagem dos internautas no site da empresa e das páginas visitadas. Por exemplo, um anúncio para um tipo de calçado depois do usuário visitar a página do produto no site da empresa. 

Boas práticas do retargeting

Vários alavancas podem promover uma melhor conversão e resgatar os usuários que deixaram o site vitrine, sem concluir a sua compra. Entre elas, atrair o usuário com visuais conhecidos, ou seja, banners simples que lembram sites já visitados, apelando para a sua memória (ex: o visual de um produto já consultado durante a sua visita, ou um produto adicionado ao carrinho, que não foi comprado). Valorizar o call-to-action, para promover uma ação imediata por parte do usuário. Limitar o número de comentários, para evitar que o mesmo anúncio seja apresentado com muita frequência. E, para finalizar, segmentar o público ao máximo para melhorar a relevância da publicidade, utilizando dados demográficos e geográficos do banco de dados ou da rede social. 
Foto: © Shutterstock.Fonte: http://br.ccm.net/faq/
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